segunda-feira, 1 de maio de 2017

Resenha: Do que são feitas as estrelas?

Primeiramente, Carpe Diem Mon Amour, segundamente, hoje é um dia especial, é dia de resenha do livro “Do que são feitas as estrelas?” da autora Jana Meilman, parceira do nosso blog, depois de um tempo vendo todo mundo falar no livro, eu iniciei a leitura. Devo dizer que foi uma interferência das estrelas, porque agora, depois de lido, eu posso contar a minha experiência para vocês.


Nome: Do que são feitas as estrelas?
Autora: Jana Meilman
Páginas: 255
Formato: E-Book
Editora: Kindle
Ano: 2017
Avaliação Geral: 5/5



Sinopse

O que torna uma pessoa comum em alguém extraordinário? Como realizar um sonho que parece ser impossível? Afinal, do que são feitas as estrelas? Todas essas questões não saem da cabeça de Malu, uma jovem que deixou o Brasil para estudar na Watson School, uma das escolas de Artes Cênicas mais importantes do mundo, famosa por transformar seus alunos em grandes estrelas.

A escola que fica em Nova Iorque é o ponto de partida na jornada de Malu, que vai precisar fazer escolhas difíceis e superar uma tragédia inimaginável que transformará para sempre a sua forma de encarar a vida.

A força para realizar o seu sonho, Malu encontrará em pessoas especiais que surgirão em seu caminho, entre elas, Sofia López uma mexicana carismática que faz parte de uma família singular, e Lauren Cogley uma irlandesa determinada e nem um pouco convencional.

Juntas, as três amigas vivem aventuras, romances, descobrem a força da amizade e do que são feitas as estrelas.

Resenha

Três garotas. Um sonho. Estudar em umas das escolas de Artes Cênicas mais importantes do mundo, Watson School. Malu, Sofia e Lauren sonham em cursar drama na Watson, mas como tudo na vida tem desafios, elas tiveram que enfrentar muita coisa antes de conseguir alcançar seu sonho. Maria Luiza, brasileira, por inúmeras vezes teve que adiar a sua ida para a Watson por causa da sua condição financeira. Maria Sofia, mexicana, precisou enfrentar cansativos debates com o seu pai, que não queria que ela fosse estudar tão longe. E Lauren, por sua vez, saiu da sua casa, na Irlanda, cedo para seguir carreira como modelo, mas isso não quer dizer que foi mais fácil para ela alcançar seu objetivo.

O destino (ou terá sido obra das estrelas?) fez com que elas se encontrassem e se tornassem amigas no ambiente de estrema competição que foi o dia dos exames, Malu começou com o pé esquerdo, literalmente, Sofia lhe ajudou, e assim conheceram a Lauren, elas não faziam ideia de que todas as dificuldades as levaram no mesmo ano para a escola, e que desde o primeiro encontro, elas nunca mais se separariam, viraram irmãs, as “pessoas preferidas” na vida uma das outras.

“As dificuldades que surgem durante a caminhada para a realização de um sonho, não são nada mais do que um colapso necessário para colocar a prova o que realmente importa.”

Ao longo do livro, nós acompanhamos o amadurecimento de todos os personagens, e mais que isso, amadurecemos junto com eles, no começo do livro, você ainda está se acostumando com o jeito de cada um, dos motivos para tudo que vemos acontecer, mas ao passar do tempo, você se envolve com a história, rir junto, chora junto, comemora junto com as três amigas.

Em quatro anos de curso, muita coisa aconteceu na vida das meninas, ganhos, perdas, ressentimentos, mas acima de tudo aprendizado, e mais uma vez, o livro se transforma em realidade, os ensinamentos que nele são apresentados, não são meras palavras ditas e que um minuto depois você terá esquecido, são marcantes, não só para os personagens, mas também para o leitor, é tudo tão real que você se identifica e, consequentemente, aprende também, e fazia muito tempo que eu não lia um livro tão intenso.

“Compreender, aceitar e achar graça de todas as imperfeições que possui, isso nos torna mais verdadeiros, mais humanos e ainda torna a vida mais leve.”

Apesar de tanta coisa boa e de ser uma história de amizade, também é um livro sobre superação, nossas queridas garotas passam por reviravoltas incríveis nesse tempo juntas, amores do passado vindo à tona, como a vida segue sem que elas possam mudar o que acontece, a possibilidade a ajudar pessoas carentes, essa é a parte boa, mas também tem  a parte ruim, um bom livro sempre tem uma tragédia, esse não seria diferente, tragédia essa que foi superada.

E é em meio a essa parte ruim, a perda de entes queridos que nós, e as meninas também, descobrimos do que são feitas as estrelas. Que para que uma estrela brilhe, ela passa por muitas provações, e ela precisa reverter a dor em força para conseguir brilhar, essa, creio eu, é a maior lição do livro, e a mais necessária para as pessoas aprenderem em se tratando da sociedade de hoje, todos nós somos estrelas, e toda estrela tem brilho próprio, então brilhe, mon amour.

“A força que a estrela faz para não sucumbir diante da pressão que recebe, é a mesma força que gera a energia que mantém a estrela brilhando. Sendo assim, se não fosse obrigada a lutar contra aquilo que vem para lhe destruir, ela não seria capaz de se manter viva.”

Nós acompanhamos as três meninas no caminho do estrelato, e brilhamos com elas, esse livro me deu uma lição para a vida toda: A vida nem sempre é do jeito que queremos, temos que saber lidar com esse fato, a força que fazemos para nos manter vivos, é a mesma força que nos faz brilhar.

E para fechar com chave de ouro, não posso deixar de falar que o livro tem trilha sonora, foi o primeiro livro com trilha que eu li e a forma como a autora escolheu maravilhosamente a música para tonar a leitura ainda mais especial, é magnífica. O livro tem uma escrita leve, prende a atenção do leitor e você não vai querer soltá-lo até terminar de ler, é uma boa dica para você que está procurando algo bom e marcante.

Por último, quero agradecer a autora, Jana Meilman, que presenteou o mundo com essa obra, que nos fez rir, chorar e aprender que devemos sempre ir atrás dos nossos sonhos. Não é um simples livro, é o livro que mudou a minha vida, e mudou para melhor, se você ainda não leu, não perca tempo, e venha descobrir do que são feitas as estrelas.


Frases do Livro

  • Você tem o controle sobre as suas escolhas, você decide o que vai fazer com as circunstâncias da vida, ou seja, é nisso que você precisa prestar atenção, saber o que fazer diante das surpresas que a vida te reserva. (pág. 7)
  • Tome suas decisões pautadas no amor e a felicidade será o seu destino, ainda que haja percalços no caminho, no fim tudo vai dar certo. (pág. 9)
  • Amigas de verdade não mentem, não omitem, não sentem medo de demonstrarem quem realmente são e o que verdadeiramente sentem. (pág. 60)
  • Coisas boas acontecem para quem tem coragem. (pág. 79)
  • Pior do que não ser aceito por outra pessoa, é não aceitar a si mesmo. (pág. 111)
  • Que necessidade é essa de julgar o outro? Viver já é tão complicado, não precisamos ter alguém com o dedo em riste nos julgando, seria tão melhor ter quem estendesse a mão para apoiar. (pág. 112)
  •   Adapte-se ao roteiro proposto e desempenhe o seu melhor papel. (pág. 120)
  •  Aproveite o dia e confie o mínimo possível no amanhã. (pág. 141)
  • É isso que acontece quando estamos apaixonados? Nos tornamos meros mortais, inseguros e confusos? (pág. 156)
  • Descobri o inexorável da vida, não temos nenhuma garantia e tudo pode mudar em segundos. (pág. 189)


Resenhado por Amanda Oliveira.


7 comentários:

  1. Oiie.
    Eu amei a premissa desse livro. Acho que é realmente importante os autores mostrarem que é possível continuar sonhando. Os quotes são lindos também. Eu acho que amaria ser esse livro.
    Mil beijos.

    Blog: https://fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessi. Concordo com você. O livro está disponível para compra na Amazon, é uma ótima dica. Beijos.

      Excluir
  2. Socorro, Amanda! Estou me acabando de chorar com essa linda resenha! Quantos detalhes você captou, quantas impressões maravilhosas você comoartilhou! Muito obrigada por me ajudar a contar a história das minhas estrelas de forma tão bonita e sensível! Obrigada por fazer parte da minha Constelação!😍😘✨

    ResponderExcluir
  3. Ah Jana! Foi minha vez de te fazer chorar, hein? Nem precisa agradecer, é uma honra ser sua estrela! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que ouço falar sobre este livro, mas primeiramente preciso dizer: sua resenha é sensacional. Mesmo que eu ainda não tenha lido o livro dá para perceber que você capitou a essência do livro e conseguiu trazer para seus seguidores em palavras, que resultou nesta maravilhosa resenha.
    Como disse, é a primeira vez que ouço falar do livro, porém, depois desta resenha eu desejo muito ler o livro, sem dúvida alguma!
    Parabéns para a autora que fez um trabalho tão ótimo assim, mas principalmente, parabéns para você que também fez um ótimo trabalho ao escrever esta resenha.

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, você nem tem noção de como meu astral subiu só de ver esse comentário! É muito bom quando temos retorno. Espero que, quando ler, goste do livro assim como eu, ele é realmente maravilhoso. Beijos.

      Excluir