sexta-feira, 21 de abril de 2017

Resenha: Ode de Sangue: Memórias Vampirescas

O conto de hoje é Ode de Sangue, escrito por uma das parceiras do nosso blog, Nana Garces, ele pode ser comprado na Amazon, e eu espero, de verdade, que assim com eu, um dia, vocês se permitam ler e aprender com ele.

Nome: Ode de Sangue: Memórias Vampirescas
Autora: Nana Garces
Páginas: 73
Formato: E-book
Editora: Kindle
Ano: 2016
Avaliação Geral: 5/5




Sinopse

Com quase quatrocentos anos, a Vampira Madalena busca a salvação de sua alma vivendo e trabalhando dentro de um monastério católico. Diferente do que parecia natural, essa vampira está acostumada com a religião e seus símbolos. Foi apenas quando se depara com alguém de fé verdadeira que Madalena sente a maldição de sua raça arder sob a pele.

Colocada em uma situação de vida ou morte, ela apenas tem um pedido, que ela possa contar sua vida para alguém, para que sua existência como humana e seu despertar para o dom da noite não desapareça com sua morte.

Narrado em primeira pessoa, Madalena fala um pouco de como era a Itália do séc. XVII, descreve suas dificuldades e suas paixões pela arte, leitura e música. Mesmo antiga, sua humanidade e amor pela raça humana apenas crescem, e é com esse pensamento que Madalena narra sua experiência enquanto mulher e religiosa.


Resenha

Narrado em primeira pessoa, Ode de Sangue, da autora Nana Garces, nos apresenta à Madalena, uma vampira de 400 anos que vive em um monastério-hospital. Ela busca a salvação, apesar de que não acreditar que pode ser salva. A sua vida se resume a uma batalha interna consigo mesma desde que ela recebeu o dom do sangue, ela se sente culpada por ter uma besta sedenta dentro de si, apesar de ter um histórico de sucesso em controlá-la, se alimentando apenas de doentes a beira da morte ou de criminosos que ela julga que merecem morrer, se tornando assim, uma espécie de justiceira.

Apesar de ser uma vampira, ela sempre buscou a Deus desde o começo de sua vida, estamos acostumados com esses seres esbanjando sedução, poder e não se importam nenhum pouco com o seu lado humano (quem já assistiu The Vampire Diaries, sabe bem do que eu tou falando), mas Madalena não tem nada haver com esse tipo de vampiro, ela se culpa pelas mortes que causou, procura manter a sua humanidade viva, tanto que, ao longo da história, presenciamos ela chorar, amar e ter diversas emoções humanas, sem mencionar sua estranha, mas admirável, necessidade de está em contato com a religião, de buscar ser salva.

Logo no começo da história, vemos que ela não tem nenhuma sensibilidade aos objetos cristãos, mas afirma que o segredo não está nos objetos em si, mas em quem os empunha, ela nunca havia encontrado alguém que lhe causasse mal algum, mas quando um padre novo chegou no monastério, ela se viu de frente com alguém que tinha a verdadeira e pura fé capaz de faz mal a um vampiro apenas com sua presença, ela entrega a decisão de sua vida nas mãos desse homem, pedindo apenas uma coisa, que antes que decidisse se iria ou não mata-la, ouvisse a sua história.

A alternância entre o passado e o presente é feita de forma tão sutil que, de forma alguma, prejudica a leitura, e a forma como Madalena narra os fatos é tão detalhada e profunda, que por vezes eu esqueci que ela, na verdade, estava contando a sua história ao Padre. A dura verdade é que mesmo antes de se tornar vampira ela sofreu demasiadamente, mesmo quando procurou refúgio em um monastério há 400 anos atrás, mas também não posso esquecer que ela encontrou o amor também em meio a todo o seu caos interior.

De ante mão, afirmo que shippo e sempre shipparei a Madalena com o seu mentor, seu criador, sério, para vampiros, o amor deles era, e é, tão puro, apaixonados pelo literatura, arte e música, e o mais importante, um pelo outro, acho que é melhor eu parar por aqui, já estou falando demais, mas é que eu não podia fazer uma resenha sem expressar meu amor incondicional por esses dois.

Para finalizar, quero dar os parabéns à autora, fazia algum tempo que eu não lia um livro e ficava tão abalada por ver que havia chegado ao fim. Eu amei a narrativa, o clima tenso e com uma pitada de terror, que, apesar de ser macabro, não dá medo, mas sim, cativa o leitor. Em homenagem aos leitores que assim como eu, fazia muito tempo que não lia um livro com vampiros, afirmo que este vale realmente a pena ler. Eu juro para vocês que não vão se arrepender, tirei, dentre muitas, uma lição importante dessa história: Não importa o quanto o mau nos influencie, nós sempre podemos ser bons, ser melhores, isso é uma escolha nossa e assim como a Madalena escolheu o lado do bem, buscando a redenção, também temos capacidade de fazê-lo.


Frases do Livro
  • Eu não quero morrer sem antes estar no pensamento de alguém. (pág. 15)
  • A escuridão, o silêncio, que para outros poderia ser assustador e perturbador, para mim, era reconfortante. (pág. 19)
  • Ela havia me dado mais do que a vida, ela havia me dado uma forma mais dedicada de aproveitar isto. (pág. 26)
  • O dia foi muito bom, mas é na noite que se escondem os monstros, não é isso que nos ensinam? (pág. 31)
  •  Fui jogada de um despenhadeiro direto para o inferno, era só a desgraça que me esperava, quando morresse. (pág. 34)
  •   Era estranho pensar que no passado eu estaria bem sozinha, quando na verdade tudo o que eu precisava era de alguém que me instigasse a conversar sobre assuntos interessantes. (pág. 35)
  •  Passamos a acreditar que podemos tudo, e se deixarmos nos levar por esse sentimento viramos monstros, bestas. (pág. 44)
  • A morte, em minha época, não era algo tão complicado de se acontecer, mas a dor da perda sempre esteve lá. (pág. 45)
  • A verdade é que eu era um turbilhão de sentimentos. (pág. 48)
  •  Matar para defender, todos fazemos. Humanos fazem isso com outros. Somos bestas quando arranjamos desculpas para os nossos erros e barbáries. (pág. 52)

Resenhado por Amanda Oliveira.

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha, tenho muita vontade de ler esse livro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada, vale muito a pena ler. Beijos, Amanda.

      Excluir
  2. Oi! Amei a resenha, amei também as frases. Parabéns!!
    Beijos
    blogeufloroficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii. Eu gostaria muito de ter a oportunidade de ler esse conto. Ele me parece ser realmente incrivel.
    Beijos.

    Blog: https://fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ele está apenas R$ 1,99 na Amazon. E sim, é simples, e ao mesmo tempo incrível. Beijos, Amanda.

      Excluir
  4. Ótima resenha! Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não tinha lido uma resenha. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! Que bom que gostou, super recomendo ele. Beijos.

      Excluir